Emoção Intercultural e Significados Simbólicos das Cores

O mundo em que vivemos é composto por cores, o que as tornam parte inseparável do nosso cotidiano. Elas, além de agradáveis aos olhos, também têm um forte impacto em nossas emoções e sentimentos. Cores podem desencadear certas reações psicológicas, físicas, biológicas e metabólicas nos humanos, além de também fazerem parte da comunicação humana.

No entanto, a cor pode gerar outro nível de significado na mente. O simbolismo da cor surge de associações culturais, míticas, históricas, religiosas, políticas e linguísticas. Os significados simbólicos das palavras relacionadas às cores revelam conotações abrangentes nas culturas, incluindo significados positivos e negativos (Gajanayake, 2019).

As cores são usadas, por exemplo, em bandeiras e cores nacionais para identificar grupos e países. Na figura 1 podemos ver a bandeira do Brasil e suas cores representativas: verde, amarelo, azul e branco.



Figura 1- Bandeira do Brasil
Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil>


Outros países, como o Japão e a Indonésia, possuem menos cores em suas bandeiras, apenas vermelho e branco, como podemos observar nas figuras 2 e 3.

Figura 2 - Bandeira do Japão
Fonte: <https://www.significados.com.br/bandeira-do-japao/>



Figura 3 - Bandeira da Indonésia
Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Indon%C3%A9sia>


Características das Cores

Cor é um comprimento de onda da luz. Diferentes objetos refletem diferentes comprimentos de onda de luz, que entram em nossos olhos e os chamamos de cor. As cores podem ser caracterizadas por algumas propriedades e Feisner (2005) as descreve da seguinte forma: matiz descreve um comprimento de onda específico e é a diferença mais visível entre as cores (vermelho, azul, amarelo, verde, etc.). A intensidade ou saturação define o quão brilhante ou opaca é uma cor quando comparada a um cinza neutro de mesmo valor. A luminosidade descreve o grau de claridade ou escuridão em relação ao branco e ao preto. Essas propriedades estão ilustradas na figura 4. As cores também podem ser descritas em termos de temperatura. A temperatura refere-se ao calor ou ao frio de uma cor.

Figura 4 - Os três componentes da cor: matiz, saturação, luminosidade

Fonte: <https://www.virtualartacademy.com/three-components-of-color/>


Emoção

As teorias de associação entre cor e emoção ainda são incompletas e o trabalho teórico e empírico está em estágio inicial. O significado da emoção é determinado por nós com base na força do evento, realidade e relevância, além de fatores relacionados às nossas informações básicas, como controlabilidade, prontidão e merecimento (Gajanayake, 2019). Em uma investigação sobre as associações emocionais das crianças com as cores, as cores claras, por exemplo, o amarelo e o azul estão associados a emoções positivas, as cores alegres, fortes e as escuras, o preto e o cinza, a emoções negativas, as cores tristes e raivosas. Pessoas expostas às cores vermelha e amarela relataram níveis mais altos de ansiedade do que pessoas expostas às cores frias azul e verde.


Cultura

O simbolismo das cores não apresenta regras ou padrões, já que varia culturalmente. As cores podem ter diferentes significados simbólicos; o amarelo, no norte da Europa, conota “engano” e “covardia”, enquanto no Sri Lanka é a cor imperial; na tradição budista, o amarelo representa “humildade” e “renúncia”; mas na civilização maia da América Central, ele era associado ao Ocidente. 


Significados das Cores

Para diversas culturas, as cores apresentam significados diferentes, sendo eles positivos ou negativos. A seguir apresentamos algumas cores e seus possíveis significados.

  • Vermelho

A cor vermelha é frequentemente associada ao amor, sendo a cor utilizada em ilustrações de corações, símbolo do amor. É associada também ao desejo, luxúria. Em ambientes elegantes, eventos importantes, o vermelho está presente em tapetes compridos, recepcionando convidados ilustres. Nosso sangue também está intrinsecamente ligado a cor vermelha, sua cor natural, representando não só a vida, como também a morte, ou perigo.

Figura 5 - Exemplos de vermelho
Fonte: autoria própria
  • Amarelo
O amarelo é uma cor que se relaciona com emoções positivas, visto que o sol e seus raios são representados pela cor. O ouro também apresenta tonalidade amarela, o que leva muitas pessoas a passarem a virada de ano usando roupas amarelas. Porém, o amarelo também pode ser negativo, como em casos de icterícia, por exemplo, em que o paciente fica com a pele amarelada devido a alterações sanguíneas.

Figura 6 - Exemplos de amarelo
Fonte: autoria própria
  • Verde
Verde é a cor representativa da natureza. Quando pensamos nela, imediatamente associamos a palavra a uma floresta exuberante, com folhas num belo tom de verde. A cor também é frequente na cultura irlandesa, pois representa sua independência e uma de suas festas tradicionais, o dia de São Patrício. O verde também é uma cor associada a criaturas diabólicas, como demônios e monstros ficcionais.

Figura 7 - Exemplos de verde
Fonte: autoria própria
  • Azul
A cor azul também é uma cor bastante associada à natureza. Está no céu que vemos nos dias ensolarados, e também no oceano, que ainda não foi totalmente explorado e esconde muitos mistérios para os seres humanos. O azul também está presente no manto de Maria, figura da igreja católica, simbolizando paz e pureza. Por outro lado, o azul também se associa à tristeza, possuindo no inglês a expressão "feeling blue", sentir-se azul, triste, pra baixo.

Figura 8 - Exemplos de azul
Fonte: autoria própria
  • Branco
A paz é representada pela cor branco. Ela está na figura da pomba branca, nas vestes do papa, e em muitos outros rituais da igreja. O branco também se associa à morte, fantasmas e anjos também são ilustrados utilizando esta cor.

Figura 9 - Exemplos de branco
Fonte: autoria própria
  • Preto

A cor preta carrega estereótipos negativos na cultura ocidental. Enquanto o preto é respeitado pela sua dualidade com a cor branca em culturas orientais, para o ocidente o preto representa a morte, com a figura do ceifador. Animais pretos são vistos como criaturas demoníacas ou que trazem azar para nós, levando a atentados contra suas vidas. O preto no vestuário, por outro lado, carrega a imagem da elegância, classe.

Figura 10 - Exemplos de preto
Fonte: autoria própria



Referências:


FEISNER, Edith Anderson. Color Studies. [S. l.]: Fairchild Books & Visuals, 2005. 60 p. ISBN 9781563673955.

GAJANAYAKE, Harshani. Cross-Cultural Emotion and Symbolic Meanings of Color. 2019. Disponível em: https://international.binus.ac.id/graphic-design/2022/02/02/cross-cultural-emotion-and-symbolic-meanings-of-color/. Acesso em: 10 maio 2025.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Linguística?

A Teoria da Recepção de Stuart Hall

A Teoria dos Atos de Fala de J.L. Austin