Emoção Intercultural e Significados Simbólicos das Cores
O mundo em que vivemos é composto por cores, o que as tornam parte inseparável do nosso cotidiano. Elas, além de agradáveis aos olhos, também têm um forte impacto em nossas emoções e sentimentos. Cores podem desencadear certas reações psicológicas, físicas, biológicas e metabólicas nos humanos, além de também fazerem parte da comunicação humana.
No entanto, a cor pode gerar outro nível de significado na mente. O simbolismo da cor surge de associações culturais, míticas, históricas, religiosas, políticas e linguísticas. Os significados simbólicos das palavras relacionadas às cores revelam conotações abrangentes nas culturas, incluindo significados positivos e negativos (Gajanayake, 2019).
As cores são usadas, por exemplo, em bandeiras e cores nacionais para identificar grupos e países. Na figura 1 podemos ver a bandeira do Brasil e suas cores representativas: verde, amarelo, azul e branco.
Características das Cores
Cor é um comprimento de onda da luz. Diferentes objetos refletem diferentes comprimentos de onda de luz, que entram em nossos olhos e os chamamos de cor. As cores podem ser caracterizadas por algumas propriedades e Feisner (2005) as descreve da seguinte forma: matiz descreve um comprimento de onda específico e é a diferença mais visível entre as cores (vermelho, azul, amarelo, verde, etc.). A intensidade ou saturação define o quão brilhante ou opaca é uma cor quando comparada a um cinza neutro de mesmo valor. A luminosidade descreve o grau de claridade ou escuridão em relação ao branco e ao preto. Essas propriedades estão ilustradas na figura 4. As cores também podem ser descritas em termos de temperatura. A temperatura refere-se ao calor ou ao frio de uma cor.
Figura 4 - Os três componentes da cor: matiz, saturação, luminosidade
Fonte: <https://www.virtualartacademy.com/three-components-of-color/>
Emoção
As teorias de associação entre cor e emoção ainda são incompletas e o trabalho teórico e empírico está em estágio inicial. O significado da emoção é determinado por nós com base na força do evento, realidade e relevância, além de fatores relacionados às nossas informações básicas, como controlabilidade, prontidão e merecimento (Gajanayake, 2019). Em uma investigação sobre as associações emocionais das crianças com as cores, as cores claras, por exemplo, o amarelo e o azul estão associados a emoções positivas, as cores alegres, fortes e as escuras, o preto e o cinza, a emoções negativas, as cores tristes e raivosas. Pessoas expostas às cores vermelha e amarela relataram níveis mais altos de ansiedade do que pessoas expostas às cores frias azul e verde.
Cultura
O simbolismo das cores não apresenta regras ou padrões, já que varia culturalmente. As cores podem ter diferentes significados simbólicos; o amarelo, no norte da Europa, conota “engano” e “covardia”, enquanto no Sri Lanka é a cor imperial; na tradição budista, o amarelo representa “humildade” e “renúncia”; mas na civilização maia da América Central, ele era associado ao Ocidente.
Significados das Cores
Para diversas culturas, as cores apresentam significados diferentes, sendo eles positivos ou negativos. A seguir apresentamos algumas cores e seus possíveis significados.
- Vermelho
- Amarelo
- Verde
- Azul
- Branco
- Preto
FEISNER, Edith Anderson. Color Studies. [S. l.]: Fairchild Books & Visuals, 2005. 60 p. ISBN 9781563673955.
GAJANAYAKE, Harshani. Cross-Cultural Emotion and Symbolic Meanings of Color. 2019. Disponível em: https://international.binus.ac.id/graphic-design/2022/02/02/cross-cultural-emotion-and-symbolic-meanings-of-color/. Acesso em: 10 maio 2025.
Comentários
Postar um comentário