O que é Linguística?

 O que é Linguística?


A Linguística é uma área do conhecimento em constante expansão. Ao estudar a linguagem como um fenômeno, essa ciência investiga seu mecanismo, suas partes e como elas se encaixam para executar determinadas funções, sempre descrevendo-a, nunca ditando regras.
Considerando que a linguagem é universal e fundamental para todas as interações humanas, o conhecimento obtido na Linguística possui muitas aplicações práticas, como no ensino e aprendizagem de línguas, por exemplo. Mas indo além, e atrelando a Linguística com outras áreas do conhecimento, podemos responder perguntas do tipo: Como um computador pode ser programado para entender a fala humana?, ou Como as dificuldades de pessoas com distúrbios de linguagem podem ser analisadas e melhoradas?
Um fato interessante a ser comentado é a concentração de partes responsáveis pela linguagem no hemisfério esquerdo do cérebro. A área de Broca, representada em roxo na figura 1, é encarregada da articulação das palavras (centro motor de fala), e a área de Wernicke, representada em azul, é responsável pela compreensão e interpretação da linguagem.

Figura 1 - Áreas da linguagem no cérebro
Fonte: https://neuronup.com/br/noticias-de-estimulacao-cognitiva/transtorno-de-linguagem/areas-de-broca-e-wernicke/


Qual o escopo da Linguística?


A linguagem é um fenômeno que pode ser descrito como possuidor de camadas. Começando pelos fonemas, que são os sons distintos entendidos como a menor unidade linguística, e chegando aos significados produzidos por suas combinações, a linguística se divide em áreas menores para abranger e estudar os fenômenos linguísticos da melhor forma possível. A seguir, apresentamos uma ilustração que representa as camadas, ou seja, os diferentes interesses de estudos dos linguistas.

Figura 2 - Representação das subáreas da Linguística
Fonte: Baseado em https://is.muni.cz/el/1441/podzim2007/AJ2BP_USAJ/um/1_The_scope_of_linguistics.pdf


A fonética, representada no centro da figura 2, estuda os sons da fala. Já a fonologia estuda as combinações desses sons, que se organizam em unidades de fala, como sílabas e outras unidades maiores.
A morfologia vem em seguida, responsável por estudar a estrutura das palavra os padrões de criação de palavras a partir da combinação de sons em unidades distintivas chamadas de morfemas. A sintaxe, por sua vez, investiga a combinação de palavras para a formação de frases, orações e sentenças.
A semântica estuda os significados da linguagem, e a pragmática lida com os significados dentro de contextos específicos.
Além destas subáreas, existem outras que são concebidas quando a linguística dialoga com outras ciências. Dentre elas estão a linguística antropológica, linguística filosófica, estilística (diálogo com a literatura), linguística computacional, linguística aplicada, psicolinguística e sociolinguística.

Onde minha pesquisa se encaixa?


Atualmente estou desenvolvendo um projeto de mestrado que busca investigar aspectos multimodais de pôsteres, mais especificamente como a representação de personagens LGBTQIA+ está sendo realizada nesses textos. Considerando o fator social integrado a essa temática, minha pesquisa se enquadra na sociolinguística, a ramificação que estuda a relação entre linguagem e sociedade.


Referências:

TANDON, Neeru. Levels and Scope of Linguistics. Disponível em: https://ebooks.inflibnet.ac.in/engp13/chapter/levels-and-scope-of-linguistics/. Acesso em: 21 mar. 2025.

WHAT IS Linguistics? Disponível em: https://linguistics.ucla.edu/undergraduate/what-is-linguistics/. Acesso em: 21 mar. 2025.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Teoria da Recepção de Stuart Hall

A Teoria dos Atos de Fala de J.L. Austin