Os Gestos na Comunicação Não Verbal
O que é Gesto?
De acordo com o Dicionário Houaiss, gesto é um “movimento do corpo, especialmente das mãos, dos braços, da cabeça, para exprimir algo. Ou ainda, é uma maneira de se manifestar”. O ser humano é um ser comunicativo, é parte de sua natureza. Estima-se que a gestualidade surgiu junto com o ser humano, antes mesmo da fala (Cascudo, 1987). É possível dizer que “dedos e braços falaram milênios antes da voz” (Cascudo, 1987, p.10).
Os gestos na vida do homem primitivo e do homem moderno
Para um homem primitivo, os gestos indicavam se sua sobrevivência estava em risco ou não. Ao observar o comportamento e gestos de seus semelhantes o homem primitivo poderia identificar se a atitude identificada era favorável ou desfavorável para ele, podendo notar se corria perigo ou não. Já o homem moderno, ao observar os gestos feitos por seus semelhantes não possui a mesma interpretação, pois não identifica suas chances de sobrevivência a partir desses gestos. O homem moderno percebe nos gestos de seus iguais possibilidades de aproximação, amizade, ou desgosto, que se relacionam a questões de identificação.
Características dos gestos
Os gestos podem ser conscientes ou inconscientes. São conscientes quando acenamos para um amigo que se aproxima, inconscientes quando mexemos as mãos, ou as passamos pelos cabelos quando estamos nervosos. Gestos estão geralmente estão associados a expressões faciais e são capazes de transmitir mensagens completas sozinhos, ou enfatizar ou até mesmo negar o que está sendo dito por meio da fala.
Diversos gestos podem significar coisas diferentes a depender do contexto em que estão sendo utilizados. No Brasil, vimos recentemente casos em que assassinatos ocorreram pois as vítimas fizeram gestos com as mãos que foram confundidos com gestos de facções criminosas.
As línguas de sinais
Línguas de sinais, como a LIBRAS e a ASL (American Sign Language/Língua de Sinais Americana), usam gestos juntamente com expressões faciais para a comunicação de surdos e deficientes auditivos. Apesar de todas as línguas de sinais se basearem em gestos, elas não são universais. O gesto de "Oi!", por exemplo, em LIBRAS é representado pelas letras O e I em um movimento de arco. Já em ASL, a mesma expressão é realizada por um gesto diferente, uma saudação que remete a uma continência.
Sinal de Oi! em Libras
Exemplos de gestos
Para ilustrar melhor o que queremos dizer sobre o papel dos gestos na comunicação não verbal trouxemos alguns exemplos de gestos usados no dia a dia, que comunicam mensagens de amor, carinho, cansaço, decepção, etc.
Gesto de paz
Fonte: Tenor
Gesto de amor, carinho
Fonte: Tenor
Gesto pedindo distância
Fonte: Tenor
Referências:
CAES, Valdinei. A IMPORTÂNCIA DA GESTUALIDADE NA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL. Revista Eletrônica Administração e Ciências Contábeis, v. 07, 2012. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-cc-adm/pdf/n7/A-IMPORTANCIA-DA-GESTUALIDADE-NA-COMUNICACAO-NAO-VERBAL.pdf. Acesso em: 29 mar. 2025.
CASCUDO, Luis da Câmara. História dos nossos gestos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1987.
MANTOVANI, Marcelo da Silva; RIBEIRO, Maria Celina da Piedade. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO HUMANA. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE, v. 16, n. 2, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5892/ruvrd.v16i2.4474. Acesso em: 29 mar. 2025.
Confira também, nos blogs a seguir, como meus colegas exploram outras formas de comunicação não verbal:
Anderson: Linguagem Cronêmica
Andreza: Expressões Faciais
Elis: Olfato
Flaviane: Signos e Sinais
Ludmilla: Entonação Vocal
Luís Henrique: Háptica
Maria Carolina: Silêncio
Raimundo Nonato: Linguagem Ocular
Ramon: Cinésica
Verânia: Paralinguagem
Perfeito👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirParabéns! Em minha leitura encontrei (Cascudo, 1987), porém não encontrei os demais que consta na referência. Não pode colocar na referência se voce não menciona o pesquisador dentro do texto...
ResponderExcluir