Os emojis e emoticons na comunicação não verbal online

 A comunicação não verbal online

Quando estamos face a face é possível nos comunicarmos a partir de expressões faciais, gestos, linguagem corporal e outras formas de comunicação não verbal. Quando estamos online, essas formas de comunicação não podem ser utilizadas com a mesma eficácia, portanto utilizamos outras ferramentas para produzir significados, como os emoticons ;) e os emojis que, em geral, são associados com o uso informal e divertido da língua (Danet, 2001; Derks et al., 2007; Dresner; Herring, 2010) e também vistos como substitutos para formas de comunicação não verbais, apesar de não as substituírem de fato. 

A origem dos emoticons está associada ao cientista da computação, Scott Fahlman, que em 1982 sugeriu em um quadro de avisos eletrônico que fossem utilizadas sequências de caracteres para demarcar piadas e não piadas para evitar mal entendidos, como visto na Figura 1.


Figura 1 - Mensagem de Fahlman no quadro de avisos, 1982

Fonte: <https://www.nbcnews.com/news/world/29-years-ago-smiley-was-born-flna120616> 


19-Set-82 11: 44 Scott E Fahlman :-)
De: Scott E Fahlman <Fahlman at Cmu-20c>

Proponho que a seguinte sequência de caracteres para marcar piadas:

:-)

Leiam de lado. Na verdade, provavelmente é mais econômico marcar as coisas que NÃO são piadas, dadas as tendências atuais. Para isso, usem

:-(


(Tradução livre)



Dos emoticons aos emojis

Os emojis são pictogramas que podem ser inseridos em mensagens e documentos como um único caractere (Scott, 2022). Assim como os emoticons, os emojis tiveram seu início representando expressões faciais, comportamentos e gestos, como vemos no exemplo a seguir na Figura 2.

Figura 2 - Exemplos de emojis de expressões faciais

Fonte: autora


Entretanto, os emojis foram muito além dos emoticons, com constantes atualizações eles passaram a incluir uma variedade extensa de representações humanas, animais, da natureza, objetos e signos de todos os tipos, vide Figura 3.

Figura 3 - Emojis variados

Fonte: autora

A contribuição dos emojis na comunicação depende bastante do contexto em que são inseridos. Quando utilizamos um emoji sorrindo ou chorando, isso não quer dizer que estamos necessariamente sorrindo ou chorando ao enviar a mensagem, mas sim que queremos representar esse sentimento, de alegria ou tristeza, para a outra pessoa. Por trás de cada emoji escolhido para um contexto há a intenção de quem o utiliza, não sendo possível comunicar acidentalmente através de uma mensagem de texto como acontece na comunicação face a face, em que podemos dar pistas involuntárias (Scott, 2022).


A evolução dos emojis: Stickers


Os stickers são as mais novas representações gráficas usadas em redes sociais e vêm ganhando força como forma de comunicação online por expressar “linguagem corporal e expressões faciais de forma mais explícita que os emojis” (Konrad et al., 2020, p.222). Com exemplos representados na Figura 4, essas “ilustrações ou animações de personagens [ou pessoas] que, às vezes, são associadas a palavras ou frases” (Konrad et al., 2020, p.222) se tornaram comuns no WhatsApp por sua fácil produção, personalização e distribuição.

Figura 4 - Exemplos de stickers de WhatsApp

Fonte: autora



Referências:

DANET, Brenda. Cyberpl@y: Communicating Online. [S. l.]: Berg Publishers, 2001. 436 p. ISBN 9781859734247.


DERKS, Daantje; BOS, Arjan E. R.; GRUMBKOW, Jasper von. Emoticons and social interaction on the Internet: the importance of social context. Computers in Human Behavior, v. 23, n. 1, p. 842-849, jan. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2004.11.013. Acesso em: 12 abr. 2025.


DRESNER, Eli; HERRING, Susan C. Functions of the Nonverbal in CMC: Emoticons and Illocutionary Force. Communication Theory, v. 20, n. 3, p. 249-268, 20 jul. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2010.01362.x. Acesso em: 12 abr. 2025.


KONRAD, Artie; HERRING, Susan C.; CHOI, David. Sticker and Emoji Use in Facebook Messenger: Implications for Graphicon Change. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 25, n. 3, p. 217-235, 1 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jcmc/zmaa003. Acesso em: 13 abr. 2025.


SCOTT, Kate. Pragmatics Online. [S. l.]: Taylor & Francis Group, 2022. 192 p. ISBN 9781003254201.


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